domingo, 2 de maio de 2010

UMA BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA EXISTENCIAL DE NARUTO UZUMAKI


O desenho animado Naruto tem atraído muitos fãs (me incluo entre eles), toda essa fama deve-se a magnífica forma em que o personagem é demonstrado, sua sinceridade, seu amor pelas pessoas e por sempre acreditar em seus sonhos.

Naruto pertence à Vila Oculta da Folha, sua trajetória começa a ser narrada quando o pai Yondaime - quarto Hokage (o ninja mais forte) –, dá a sua vida para salvar a aldeia onde moram, na luta contra um terrível monstro, e então aprisiona a raposa de nove caudas (Kyuubi) dentro do filho. Quando Naruto perde o controle de suas emoções, esta toma conta de seu ser, e quando consegue controlar suas emoções então é capaz de controlar a raposa.

Não tenho aqui o objetivo de detalhar o percurso de Naruto até se tornar um grande ninja, mas me deter à pessoa do personagem Naruto. Pelo fato dos pais terem morrido e ficado só, ele foi criado na vila, mas sempre olhado de uma maneira indiferente pelas outras crianças, todos comentavam secretamente: ele tem a raposa de nove caudas dentro dele; sempre foi discriminado pelos outros, cresceu sem a atenção e o amor dos pais.

Naruto foi crescendo e vivenciando o desprezo das pessoas, na escola preparatória para ninja, procurou sempre aprontar para chamar a atenção, até que é reconhecido por Iruka (seu professor) e mais tarde por seus amigos de equipe: Sasuke e Sakura e por seu mestre: Kakashi, dentre outros, como Jiraya e Tsunade, que viram nele um garoto especial: sonhador e cheio de amor.

O fato é que mesmo diante de todas as rejeições que passou durante a infância, mesmo as outras crianças tendo-o rejeitado, Naruto acredita nas pessoas e tem um sonho de se tornar um Hokage (o ninja mais forte – que protege as pessoas de sua aldeia –). As pessoas que cruzam a vida de Naruto vão sendo preenchidas pela esperança que ele possui, e por receberem dele confiança, são conduzidas a uma transformação de vida.

Chegamos ao ponto em que inicio uma breve reflexão. Naruto, mesmo tendo passado por tantas dificuldades e críticas, apesar das pessoas não terem acreditado nele, ele não se rendeu a essas situações, mas acreditou em seus sonhos, acreditou nas pessoas. Naruto teria todos os motivos para não acreditar nas pessoas, uma vez que temos a tendência a repetirmos aquilo que nos fizeram, romper este ciclo significa superação, e é o que ele faz a todo o momento, se superando em seus treinos, tornando-se forte e acima de tudo, amando as pessoas ao seu redor.

Percebemos nos episódios o quanto Naruto acredita naqueles que ele encontra, o quanto é capaz de querer dar a sua vida para resgatar aqueles que se tornaram significativos em sua vida, isso faz com que outros acreditem nele, e é por isso que ele se tornará um grande Hokage. Mesmo tendo a raposa de nove caudas dentro de si, sua força em busca do bem, do amor, é capaz de vencer as limitações que a Kyuubi talvez lhe imponha.

Em nossa vida também é assim, nossas realidades não são diferentes da de Naruto, lutamos cotidianamente, o tempo e seus acidentais, com sua finitude, nos estabelece limites, e somos atraídos por estes, e acabamos muitas vezes escolhendo pelo mal ou deixando que nossos momentos de raiva, de tristeza sejam maiores que a força do bem e do amor existentes em nós.

Portanto, como Uzumaki Naruto, façamos uma análise filosófica existencial em nossa vida, olhando para dentro de nós e saibamos acreditar em nossos sonhos, nas pessoas que passam ao nosso lado. E sendo conduzidos por este amor que habita nosso interior, aprendamos como nosso grande herói a superar o mal (Kyuubi), transformando essa força negativa em positiva, capaz de nos ajudar a nos tornarmos mais humanos, mais bondosos e a não desistir de nossos sonhos, e também dos sonhos das pessoas. Se torne um Hokage você também! Seja uma pessoa capaz de promover o bem! E então vivenciarás o amor. Seja Feliz!

8 comentários:

  1. Opaaa... falou o cara q entende tudo da vida existencial do Naturo ... cuidado q isso não éh de Deus heim .. aHauHuaHUahuahu (lembra quem disse isso neh ??) Parabéns Jêe

    posta no twitter sempre q haver atualizações . pretendo sempre ler aki ^^

    Abrazz

    ResponderExcluir
  2. Bom hein, eu como um bom viciado talvez não tenha percebido tão a fundo essa mensagem que nos é passada pelo personagem Naruto, que testado a todos os momentos provoca situações que nos levam a pensar, mas não são todos que possuem essa capacidade; achei o artigo otimo, Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Agradeço por pelo menos alguem reconhecer o que o Naruto tem para levarmos para a vida, muitos dizem tratar-se de mais um mero anime, mas não sabem que estão errados, pois Naruto é parecido com minha história de vida pois não tive amigos, todos me viam como algo insignificante, foi desde então que conheci o Naruto e consegui a saber lidar com estas coisas e hoje levo comigo e mostrar para muitos o valor da amizade e nunca desistir de seus sonhos!!!

    É, tô certo!


    Obrigado por reconhecer o Naruto por não tratar-se de apenas um mero anime, mais sim tratar-se da realidade.

    Obrigado,Amigo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Allan por conseguir superar suas dificuldades. A força do amor é muito mais forte que a força do medo.

    Acredite sempre em você, e leve o bem a todos os lugares!

    Abraço, felicidades.

    ResponderExcluir
  5. Muitos não percebem mas é retratado metaforicamente a vida e história de nós humanos, que vivemos em um mundo dominado pelo odio... guerras e desigualdade, dor e vingança, um circulo de ódio que vivemos e muitas vezes nem percebemos por não sentirmos ou vivermos na dor do próximo, esta tudo a nossa volta quando assistimos o jornal e vemos a guerra, ou o garoto no farol sem nada vendo outros com tudo, não conseguimos entender nossa própria espécie. Mas o autor mostra a esperança, talvez se nós fossemos como o Naruto, compreendendo a dor e o perdão, amor e amizade e esquecermos nosso próprio ódio pelos outros, a esperança de vivermos em um mundo de paz. Essa história é mais do que um simples desenho infantil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo e verdade se cada um de nos fossemos como o Naruto talves esse mundo estaria salvó desse ciclo de ódio , o pricipal motivo de eu ver Naruto e esse por que esse dezenho me ensinou muita coisa, como você disse esse dezenho já passou do nível de um dezenho infantil.

      Excluir
  6. E verdade e a mesma coisa q acontece hoje em dia o mundo cheio de ódio pessoas morendo gueras aí começa um ciclo de ódio e a realidade de hoje.E o dezejo do Naruto e acsbar com isso tudo, esse é um dos grandes motivos de eu ver Naruto.

    ResponderExcluir

Você pode expressar aqui sua opinião sobre o post. Logo em seguida, ele será enviado para aprovação. Agradeço a visita!