sexta-feira, 2 de julho de 2010

COPA 2010 – BRASIL CAMPEÃO - SOBRE GANHAR E PERDER


A vida é feita de uma luta constante, e a cada momento enfrentamos novos desafios, e neste enfrentamento nem sempre saímos vitoriosos, ora vencemos e ora perdemos.

Durante a nossa história talvez fomos “mal educados” ou nos passaram a ilusão de que sempre precisaríamos vencer, assim fomos sufocando uma outra dimensão da vida que é que a perda, que nem sempre é perda mesmo. Uma árvore que cresceu, um dia foi uma semente, que precisou “perder-se” para se transformar em árvore.

A vida também é assim, aparentemente uma vitória talvez é a coisa mais almejada, desejada, mas a derrota nem sempre é por nós pensada, mas a partir da realidade que ela nos trás, quando tomamos consciência que as coisas não saíram como imaginamos, então vamos descobrindo o seu valor. Imaginemos as tantas quedas que tivemos na vida enquanto bebês ou as quedas de bicicleta, quando aprendíamos a andar, não eram quedas desejadas, porém nos levaram a uma experiência positiva que hoje podemos contemplar.

Nossa seleção brasileira, juntamente com seu treinador Dunga e seus jogadores, também acabam de passar por isto, lutaram, jogavam, tentaram, mas infelizmente as coisas não saíram como o sonhado. O que temos agora é a insatisfação de um público que foi influenciado por tantas propagandas, que nos induziam a pensar que a vitória já era nossa. Enquanto o time ia bem, havia apoio, existia garra, depois que foi desclassificado, parece permanecer um sentimento de abandono. Antes do jogo, muitos torcedores, após a derrota, ninguém para consolar. Nossa vida não é muito diferente desse acontecimento, enquanto ganhamos, apoiamos e quando nos vem o fracasso, então desistimos.
Portanto, saibamos refletir melhor sobre os acontecimentos, nem sempre a derrota é derrota, mas pode se tornar vitoriosa quando valorizamos os esforços que ocorreram durante o processo da competição. E ganhar nem sempre é ganhar, por vezes valorizamos o que foi conquistado, mas não nos atentamos a perceber o empenho que houve para se chegar a vitória. Assim, se valorizarmos em nosso cotidiano as pequenas tentativas de sermos melhores, no sentido de compreender os esforços que fazemos cotidianamente, aprenderemos a descobrir e valorizar os ganhos e as perdas, e então nos tornaremos justos diante da vida e das pessoas que nos cercam, caminhando desta maneira, caminhamos na compreensão do amor que sustenta nossa existência humana.

Parabéns Dunga, parabéns seleção brasileira.

Um comentário:

  1. Legal Jesus, gostei do artigo sobre a seleção. Na verdade eu ainda não tinha pensado nisso da forma que vc escreveu, mt profundo. Vc é o melhor que nós temos no momento.

    ResponderExcluir

Você pode expressar aqui sua opinião sobre o post. Logo em seguida, ele será enviado para aprovação. Agradeço a visita!